Este fim de semana fomos à Feira do Mirtilo. É a 3ª edição e acontece no Parque Urbano da Vila de Sever do Vouga. Gostei da visita, gostei do Parque e do seu projecto paisagistico, encontrei amigos que também estavam de visita e claro, comi mirtilos!
Ficam uns dados interessantes sobre o mirtilo na região (fonte: Mirtilusa)
A área geográfica de produção de mirtilo abrange alguns concelhos do médio Vouga, tais como Viseu, Sever do Vouga (mais apto), Águeda e Albergaria-A-Velha. A empresa Mirtilusa é composta actualmente por 85 produtores de mirtilo dos quais 48 são sócios. As variedades que melhor se adaptaram às condições locais foram; Bluecrop, Duke, Goldtraube, O'Neal, e Vougablue.
A produção de mirtilo tem vindo a aumentar de ano para ano, tendo chegado às 51 toneladas na campanha de 2009 da qual 90% foi vendida para o mercado externo (Bélgica, França e Holanda) e 10% para o mercado nacional. Isto deve-se ao aumento da área cultivada que neste momento tem cerca de 23 hectares. Outro factor que contribui para este aumento de produção são os anos de cultura, uma vez que a produção máxima atinge o seu auge depois dos 6/7 anos de idade.
E ainda os beneficios do mirtilo na nossa nutrição:
- Antioxidante
- Reduz o colesterol
- Impede infecções urinárias.
- Memória e coordenação motora.
- Visão.
Olá Zé! N conhecia o blog! Este ano n consegui ir à feira, mas p o ano já vamos c o Joãozinho :-) Tenho lá 14 pés e já dá mto mirtilo, é pena q a passarada tb goste deles :p Pelo que sei, melhora a visão no que concerne à visão nocturna. Fazia (ou faz) parte da ração dos soldados americanos. Por este andar, no Verão vamos poupar mta luz em casa! Bj AnaJC
ResponderEliminarA Quinta da Remolha produz mirtilos em Sever do Vouga, a quinta está aberta para receber pessoas interessadas em visitar as suas plantações, no site há um formulário para marcar visitas.
ResponderEliminarwww.quintadaremolha.com