Feira do Mirtilo - Sever do Vouga

5.7.10
Este fim de semana fomos à Feira do Mirtilo. É a 3ª edição e acontece no Parque Urbano da Vila de Sever do Vouga. Gostei da visita, gostei do Parque e do seu projecto paisagistico, encontrei amigos que também estavam de visita e claro, comi mirtilos!


Ficam uns dados interessantes sobre o mirtilo na região (fonte: Mirtilusa)

 A área geográfica de produção de mirtilo abrange alguns concelhos do médio Vouga, tais como Viseu, Sever do Vouga (mais apto), Águeda e Albergaria-A-Velha. A empresa Mirtilusa é composta actualmente por 85 produtores de mirtilo dos quais 48 são sócios. As variedades que melhor se adaptaram às condições locais foram; Bluecrop, Duke, Goldtraube, O'Neal, e Vougablue.

A produção de mirtilo tem vindo a aumentar de ano para ano, tendo chegado às 51 toneladas na campanha de 2009 da qual 90% foi vendida para o mercado externo (Bélgica, França e Holanda) e 10% para o mercado nacional. Isto deve-se ao aumento da área cultivada que neste momento tem cerca de 23 hectares. Outro factor que contribui para este aumento de produção são os anos de cultura, uma vez que a produção máxima atinge o seu auge depois dos 6/7 anos de idade. 
 

E ainda os beneficios do mirtilo na nossa nutrição:

  • Antioxidante
  • Reduz o colesterol
  • Impede infecções urinárias.
  • Memória e coordenação motora.
  • Visão. 
Comprei uma planta de mirtilo, ainda não sei bem onde a vou plantar na Hortinha da Patela. Alguma sugestão?? Depois conto!

2 comentários:

  1. Olá Zé! N conhecia o blog! Este ano n consegui ir à feira, mas p o ano já vamos c o Joãozinho :-) Tenho lá 14 pés e já dá mto mirtilo, é pena q a passarada tb goste deles :p Pelo que sei, melhora a visão no que concerne à visão nocturna. Fazia (ou faz) parte da ração dos soldados americanos. Por este andar, no Verão vamos poupar mta luz em casa! Bj AnaJC

    ResponderEliminar
  2. A Quinta da Remolha produz mirtilos em Sever do Vouga, a quinta está aberta para receber pessoas interessadas em visitar as suas plantações, no site há um formulário para marcar visitas.

    www.quintadaremolha.com

    ResponderEliminar

AddThis