Jardim ao natural

8.4.11
O Projecto Jardim ao Natural é promovido pela LIPOR no seu espaço da Horta da Formiga e tem como objectivo alargar a área de agricultura em modo biológico dos 8 Municípios Associados e sensibilizar a população para a manutenção de jardins de forma sustentável.

Quem quiser aderir pode assinar a Carta de Compromisso para o cumprimento das seguintes boas práticas:

- Gerir de forma biológica todo o espaço verde;
- Garantir a reciclagem dos resíduos orgânicos;
- Utilizar composto ou fertilizantes orgânicos;
- Não utilizar pesticidas ou fertilizantes artificiais;
- Favorecer o equilíbrio dos ecossistemas - respeito pelos seres vivos;
- Evitar utilizar matérias de fontes não renováveis.

Um jardim natural além de promover a biodiversidade, a fertilidade e vida do solo e a saúde da  horta e jardim, tornando o espaço mais natural, reduz a manutenção necessária no espaço verde, o consumo de água, as emissões e a contaminação pela utilização de pesticidas e fertilizantes químicos tóxicos.

Apesar de não residir em nenhum dos Municípios associados assinei a Carta de Compromisso pois, na verdade, as boas práticas referidas já são utilizadas na Hortinha da Patela há cerca de 8 anos. Actualmente, quase não tenho pragas e outras pestes nas plantas da Hortinha, todo o ecossistema local está de certa forma, equilibrado. Os melros que controlam os caracóis e lesmas, os estafilinídeos que se alimentam de ovos, larvas e adultos de várias pragas, o composto e o mulching que reduz as perdas de água e a necessidade de rega, as flores comestíveis e não só que atraem polinizadores, ...

Há sempre algumas perdas perdas na horta e jardim mas faz parte do equilíbrio natural! Comer umas folhas de acelga com uns buraquitos mas que são deliciosas faz parte do natural ;)

Sem comentários:

Publicar um comentário

AddThis