Estufa low cost

18.11.13
Foi ontem a oficina da construção da estufa low cost na Hortinha da Patela. Começamos cedinho, ainda com a manhã fria. Num primeiro momento, o Miguel Abelho, facilitador da actividade, fez uma introdução ao modo de construção da estufa, aos materiais e equipamentos necessários. Também se falou da localização e da necessidade de um terreno nivelado.
Este é o aspecto do terreno antes da instalação da estufa. Por condicionantes do terreno foi escolhida uma orientação Norte- Sul. Esta orientação permite no período de Inverno ter sol directo desde as 11 horas até ao pôr do sol. Usualmente para obter maior período de sol escolhe-se colocar  a estufa numa orientação Este/Oeste.
Depois da introdução fizeram-se equipas de trabalho e foi uma animação, uns fizeram as garras, outros trataram das ripas de casquinha e outros marcaram a estufa no terreno com um cordel. Eu fui a fotografa oficial.
Mas também houve tempo para um breve descanso com um chá de erva príncipe da Hortinha da Patela, pão e compotas caseiras feitas por mim.
Ainda antes do almoço já se montava a estrutura da estufa e surgiu o entusiasmo de ver o trabalho a crescer.
Depois de um belo almoço picnic partilhado colocou-se o plástico, prendeu-se à estrutura bem esticado e prendeu-se nas valas laterais.
Tivemos a visita de uma linda borboleta que gostou de pousar no meu boné. Será que foi uma mensagem da Natureza?
E aqui está a equipa fantástica que ajudou na construção da estufa. Foi um dia feliz aqui na Hortinha da Patela!


Sem comentários:

Publicar um comentário

AddThis