Ajudada/Permablitz

10.2.14
O Projecto da Hortinha da Patela começa a passar do papel ao terreno. Em Novembro foi a construção da estufa. Esta estrutura tem-nos permitido cultivar e colher apesar do Inverno rigoroso que temos tido. Já comemos belas saladas e todos os 15 dias plantamos/semeamos novas plantas. Nos primeiros temporais intensos na altura do Natal e Ano Novo dormi mal algumas noites preocupada com a estufa. Nesta última tempestade, foi ainda pior, temi que não aguentasse. Mas ela dança com o vento e nada de mal lhe acontece, tenho de passar a dormir melhor nestas noites.

Depois plantamos as framboesas Polka e as árvores para espaldeirar ainda em Dezembro. Há uma semana iniciamos o novo canteiro de framboesas que serão transplantadas de outro sitio na hortinha. Mas o mau tempo ainda não nos deixou prosseguir embora nos tenha dado oportunidade de recolectar madeira perdida no areal que servirá para para a construção dos canteiros elevados.

Para o próximo domingo prevê-se um dia sem chuva, com boas abertas e queremos construir o nosso canteiro elevado à moda de Sepp Holzer, ou seja, Hugelkultur. Como precisamos da vossa ajuda organizamos uma Ajudada ou no conceito de permacultura, um Permablitz.



Ajudada é: Auxílio, que a um agricultor dão muitos outros, em qualquer trabalho de campo.

Dado que este projecto se baseia na Permacultura também lhe podemos chamar Permablitz que se pode definir como um encontro informal em que um grupo de pessoas se junta com o objectivo de criar jardins comestiveis, partilhar conhecimentos relacionados com a permacultura e estilo de vida sustentável, criação de comunidade e claro está, divertir-se!

Então, pessoas ai, é assim:

Domingo, 16 de Fevereiro, Ajudada na Hortinha da Patela das 10h às 17h. O almoço será em formato cada um traz o seu e partilha mas nós damos a sopa e o chá. 

No momento da chegada apresentarei o design do projecto da Hortinha da Patela. Os trabalhos previstos são:
  • Construção e plantação de um canteiro de framboesas,
  • Construção e plantação de canteiro elevado com base no conceito de HugelKultur.
Todos são bem-vindos mas de forma a rentabilizar os trabalhos é necessário fazer inscrição que será limitada a 10 ajudadores. Os ajudadores podem trazer a família, as crianças são bem vindas.

Inscrições para maria@mjvalinhas.com/965615501.







Sem comentários:

Publicar um comentário

AddThis