Ajudada e espiral de aromáticas

24.3.14
A minha paixão pelas aromáticas já tem muito tempo. Mas antes de fazer um curso de 18 horas em 2006  com o Luis Alves do Cantinho das Aromáticas usava pouco mais que a salsa, coentros, louro e hortelã e talvez o manjerico e manjericão. Depois aprofundei, aprendi e experimentei muito. Hoje tenho cerca de 40 plantas aromáticas e medicinais (PAM), uma lista sempre a crescer, e não imagino a minha vida sem elas.

No projecto de Permacultura da Hortinha não podia faltar uma espiral de aromáticas. Deixo a imagem seguinte que ilustra bem o conceito, consegue-se um aumento de área de produção e um microclima para diferentes necessidades de luz e água para vários tipos de plantas.
Podem usar-se muitos materiais na construção da espiral como tijolos, telhas, pedras, troncos, adobe, garrafas, etc. Como a ideia é reutilizar vamos usar troncos e ramos das nossas árvores e garrafas de vidro. Deixo mais imagens inspiradoras:
Espiral de aromáticas no Espaço Compasso, Porto
Espiral de aromáticas no Espaço Compasso, Porto


No próximo sábado vamos começar a preparar a construção da espiral de aromáticas com o planeamento no espaço e a escolha de aromáticas. Também vamos transplantar e multiplicar por estacaria e divisão algumas das plantas aromáticas da Hortinha. Como precisamos da vossa ajuda organizamos uma nova Ajudada ou no conceito de permacultura, um Permablitz.

Ajudada é: Auxílio, que a um agricultor dão muitos outros, em qualquer trabalho de campo.

Dado que este projecto se baseia na Permacultura também lhe podemos chamar Permablitz que se pode definir como um encontro informal em que um grupo de pessoas se junta com o objectivo de criar jardins comestiveis, partilhar conhecimentos relacionados com a permacultura e estilo de vida sustentável, criação de comunidade e claro está, divertir-se!

Então, venham aproveitar um dia de Primavera, aprender sobre aromáticas e apareçam no sábado, 29 de Março, para a Ajudada na Hortinha da Patela das 10h às 17h. O almoço será em formato cada um traz o seu e partilha mas nós damos a sopa e o chá.

No momento da chegada apresentarei o design do projecto da Hortinha da Patela. Os trabalhos previstos são:
  • Planeamento da espiral de aromáticas
  • Transplantação e propagação de aromáticas por estacaria e divisão
  • Preparação do local de construção da espiral

Todos são bem-vindos mas de forma a rentabilizar os trabalhos é necessário fazer inscrição que será limitada a 10 ajudadores. Os ajudadores podem trazer a família, as crianças são bem vindas.


Inscrições para maria@mjvalinhas.com/965615501.

Sem comentários:

Publicar um comentário

AddThis