sobre mim

28.4.15
Olá, sou a Maria José Valinhas!

Moro em Aveiro, terra do vento, do sal e da luz. Nasci num ano especial: a ida do homem à Lua, o festival de Woodstock…

Sou Engenheira do ambiente e nos últimos 17 anos liderei, geri e organizei projectos nesta área nomeadamente, monitorização atmosférica, avaliação de impacte ambiental e sustentabilidade.

Divido o meu tempo entre maternar três filhas e o meu trabalho na Hortinha da Patela e como formadora de Jardinagem. Além destas actividades, tenho outros interesses que me movem no meu dia a dia.

A maternidade mostrou-me novos caminhos na vida. Sou Doula certificada pela Associação Doulas de Portugal e activista do parto humanizado.

Para mim, jardinar, é muito mais do que um hobby nos tempos livres, mas a melhoria da minha qualidade de vida e da família e as ferramentas para diminuir a minha pegada ecológica.

Tudo começou com dois vasos oferecidos por dois amigos há mais de vinte anos. Desde ai, de uma forma autodidacta e também com formação avançada (Horticultora pela Royal Horticultural Society), evolui para uma jardinagem sustentável, para a horticultura biológica e, recentemente, para a permacultura com a conquista do Permaculture Design Course (PDC).

O meu projecto, a Hortinha da Patela inclui um jardim mediterrânico e uma horta familiar cultivados de modo biológico, 2 m3 de compostagem caseira, 300 l de reaproveitamento da água da chuva e um espaço de partiha e experimentação. Depois de muita observação passei à fase de projecto e desenhei a nova Hortinha da Patela tendo em atenção os princípios da Permacultura. O projecto já está praticamente implementado e além, da compostagem e recolha da água da chuva contém uma estufa low cost, um trator de galinhas e 2 galinhas, um canteiro hugel kultur, uma espiral de aromáticas e mais alguns canteiros de horticolas, aromáticas, flores comestíveis e frutos vermelhos.

Neste momento a produção da horta/jardim fornece a maior parte dos legumes e ervas para a minha cozinha onde se confeccionam refeições para 5 pessoas diariamente.

Caminho na procura da sustentabilidade/harmonia todos os dias. Com a sustentabilidade pretende-se o desenvolvimento presente garantindo o futuro das próximas gerações. E tem sido assim a minha vida. Aprender e aplicar tudo o que me leva hoje a preservar o futuro para as minhas filhas e geraçoes seguintes. Aplicar no dia a dia, na casa, no jardim, na horta, na vida e partilhar neste blog.

Fiquem por ai, acompanhem-me nas cores da minha vida!

AddThis